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documento original
Categoria: Resolução
Texto Compilado: Não
Número: 39
Ano: 2021
Origem: GP - Gabinete da Presidência
Data de Assinatura: Wed Oct 27 00:00:00 GMT-03:00 2021
Data da Publicação: Fri Oct 29 00:00:00 GMT-03:00 2021
Diário da Justiça n.: 3654
Página: 1-2
Caderno: Caderno Administrativo do Poder Judiciário



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RESOLUÇÃO GP N. 39 DE 27 DE OUTUBRO DE 2021



 



Dispõe sobre a implementação e a regulamentação da plataforma de videoconferência Balcão Virtual no Tribunal de Justiça de Santa Catarina e nas turmas recursais do Sistema dos Juizados Especiais do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina.



 



           O PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SANTA CATARINA, considerando a necessidade de implementar mecanismos que concretizem o princípio constitucional do amplo acesso à justiça, nos termos do art. 5º, XXXV, da Constituição Federal; a Lei n. 11.419, de 19 de dezembro de 2006, que dispõe sobre a informatização do processo judicial e dá outras providências; a necessidade de promover o aumento da celeridade e da eficiência na prestação jurisdicional; as normas do Conselho Nacional de Justiça referentes à utilização de soluções de videoconferência e ao atendimento virtual, reforçadas em razão do período da pandemia da Covid-19 vivenciado no país, com destaque às Resoluções n. 313, de 19 de março de 2020, 314, de 20 de abril de 2020, 318, de 7 de maio de 2020, 322, de 1º de junho de 2020, 341, de 7 de outubro de 2020, 345, de 9 de outubro de 2020, e 354, de 19 de novembro de 2020, do Conselho Nacional de Justiça; as mudanças introduzidas nas relações e nos processos de trabalho com a transformação digital; a necessidade de manutenção de um canal permanente de comunicação entre os jurisdicionados, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina e as turmas recursais do Sistema dos Juizados Especiais do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina durante o horário de atendimento ao público; a possibilidade de simular em ambiente virtual o atendimento prestado presencialmente; as experiências de outros tribunais do país na regulamentação do atendimento virtual; a redução dos custos indiretos do ajuizamento da demanda, com a diminuição do deslocamento físico das partes e dos advogados para as dependências do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e das turmas recursais do Sistema dos Juizados Especiais do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina; a Resolução n. 372, de 12 de fevereiro de 2021, do Conselho Nacional de Justiça, que regulamenta a criação de plataforma de videoconferência denominada Balcão Virtual; e o exposto no processo administrativo n. 0007090-88.2021.8.24.0710,



            



           RESOLVE:



            



           Art. 1º Esta resolução implementa e regulamenta o funcionamento da plataforma de videoconferência Balcão Virtual no Tribunal de Justiça de Santa Catarina e nas turmas recursais do Sistema dos Juizados Especiais do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina.



           § 1º O Balcão Virtual tem por objetivo proporcionar o contato imediato com a Diretoria de Cadastro e Distribuição Processual do Tribunal de Justiça e com a Secretaria Única das Turmas Recursais em ambiente virtual durante o horário de expediente forense.



           § 2º A ferramenta tecnológica a ser utilizada para o atendimento ao público é o PJSC-Conecta.



           § 3º Os links de acesso às salas de atendimento virtual da Diretoria de Cadastro e Distribuição Processual e da Secretaria Única das Turmas Recursais deverão ser disponibilizados no portal do Tribunal de Justiça, junto aos telefones e endereços eletrônicos dos respectivos setor e unidade judicial, com a menção expressa de que o atendimento por essa via se dará apenas durante o horário do expediente forense.



           § 4º O Balcão Virtual não se aplica aos gabinetes dos desembargadores que integram o Tribunal de Justiça e dos juízes de direito que integram as turmas recursais, e o agendamento de videoconferência se dará da seguinte forma:



           I - com os desembargadores, nos termos da Resolução TJ n. 15 de 2 de setembro de 2020; e



           II - com os juízes de direito das turmas recursais, nos termos da Resolução Conjunta GP/CGJ n. 18 de 13 de julho de 2020.



            



           Art. 2º O Balcão Virtual funcionará durante todo o horário de expediente forense, de forma similar ao balcão de atendimento presencial, sem necessidade de agendamento prévio.



            



           Art. 3º Competirá à diretora da Diretoria de Cadastro e Distribuição Processual e à chefe da Secretaria Única das Turmas Recursais designar o servidor responsável pelo atendimento no Balcão Virtual, podendo ser estabelecido rodízio.



           Parágrafo único. Caberá ao servidor designado abrir a sala virtual do Balcão Virtual no início do expediente forense e encerrá-la ao término deste.



            



           Art. 4º O servidor designado para atuar no Balcão Virtual prestará o primeiro atendimento aos advogados e às partes e poderá convocar outros servidores do setor ou da unidade judicial ou realizar agendamento, pelos meios eletrônicos disponíveis, para complementação do atendimento solicitado.



           § 1º Caso a dúvida esteja relacionada a outro setor ou a outra unidade judiciária, o atendente deverá indicar imediatamente o link do PJSC-Conecta correspondente e os demais contatos disponíveis ao solicitante, o que poderá ocorrer mediante a inserção dessas informações no chat da sala virtual.



           § 2º Caso a dúvida esteja relacionada a outros setores do Tribunal de Justiça, o atendente deverá indicar imediatamente os contatos disponíveis ao solicitante, o que poderá ocorrer mediante a inserção dessas informações no chat da sala virtual.



            



           Art. 5º O Balcão Virtual não substitui o peticionamento no sistema de processo eletrônico adotado pelo Tribunal de Justiça e pelas turmas recursais, sendo vedado seu uso para o protocolo de petições e demais documentos relativos a processos.



           Art. 6º Para fins do atendimento no Balcão Virtual, deverá ser observada a ordem de chegada dos solicitantes, que deverão aguardar sua vez em sala de espera.



           § 1º No caso de atendimento preferencial, o solicitante:



           I - ao entrar no PJSC-Conecta, deverá inserir antes de seu nome o termo "preferencial" para visualização prévia pelo atendente; e



           II - posteriormente, no instante do atendimento, deverá informar o motivo da preferência e apresentar ao atendente documento de identificação válido com foto (RG, CNH, carteira da OAB ou passaporte).



           § 2º Havendo interrupção do atendimento por falha técnica, o solicitante, ao retornar à sala virtual de espera, deverá inserir antes de seu nome o termo "retorno".



            



           Art. 7º Nas hipóteses de solicitação de senha do processo ou informações sobre autos que tramitam em segredo de justiça, o solicitante deverá apresentar obrigatoriamente ao atendente documento de identificação válido com foto (RG, CNH, carteira da OAB ou passaporte).



            



           Art. 8º O atendimento no Balcão Virtual não impedirá a utilização dos demais meios de comunicação oficiais do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina, hipótese em que a resposta deverá ocorrer em prazo razoável, observados, quando existentes, os prazos estabelecidos em normas internas.



            



           Art. 9º A Diretoria de Tecnologia da Informação, por meio dos técnicos de suporte em informática da Diretoria de Cadastro e Distribuição Processual ou das turmas recursais, deverá:



           I - auxiliar os servidores e os demais usuários nas questões técnicas relativas à utilização do PJSC-Conecta; e



           II - disponibilizar manual de utilização do sistema PJSC-Conecta para atendimento no Balcão Virtual:



           a) ao Tribunal de Justiça e às turmas recursais, na página eletrônica do portal sobre o PJSC-Conecta; e



           b) aos solicitantes, junto aos links, telefones e endereços eletrônicos das unidades judiciárias.



            



           Art. 10. O solicitante deverá zelar pelas condições técnicas para a transmissão audiovisual de seu atendimento, não havendo nenhuma responsabilidade do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina pelo suporte técnico do equipamento por ele utilizado.



           Art. 11. Esta resolução entra em vigor no dia 29 de outubro de 2021.



Desembargador Ricardo Roesler



Presidente



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