Relacionamento | Número | Ano | Origem | Baixar |
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Cita | 11 | 2001 | GP - Gabinete da Presidência | Baixar |
Íntegra:
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RESOLUÇÃO N. 2/2013 - AJ
Dispõe sobre a pós-graduação lato sensu de Gestão Organizacional e Administração de Recursos Humanos.
A Diretoria-Executiva da Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, nos termos do art. 60 de seu Regimento Interno,
R E S O L V E:
Estabelecer as diretrizes sobre a participação na pós-graduação lato sensu de Gestão Organizacional e Administração de Recursos Humanos, a ser realizada na modalidade presencial.
CAPÍTULO I
Das Disposições Preliminares
Art. 1º A inscrição à referida pós-graduação estará aberta no período de 25 de março a 4 de abril de 2013, aos servidores efetivos do quadro de pessoal do Poder Judiciário catarinense que atuam como gestores, diplomados em curso de graduação.
Art. 2º As inscrições dos servidores selecionados serão realizadas pela Academia Judicial e instruídos com:
I - 1 (uma) foto 3x4 colorida (recente);
II - cópia autenticada do diploma de curso superior;
III - cópia do histórico escolar da graduação;
IV - cópia autenticada do RG (carteira de identidade) e do CPF;
V - declaração do servidor de que concorda com os termos e as obrigações estabelecidos nesta resolução e de que seu Trabalho de Conclusão de Curso versará sobre tema relativo às atividades do Poder Judiciário (Anexo I); e
VII - declaração do servidor informando que não há processo administrativo ou criminal em que seja possível, ainda que em tese, a aplicação de sanção passível de pena de perda do cargo (Anexo II).
§ 1º Serão oferecidas 40 (quarenta) vagas, sendo 30 (trinta) para gestores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e 10 (dez) para Chefes de Secretarias de Foros.
§ 2º As 30 (trintas) vagas para gestores do Tribunal de Justiça serão assim distribuídas:
I - 28 (vinte e oito) vagas para Diretores, Coordenadores, Assessores Técnicos, Chefes de Divisão e Chefes de Seção;
II - 2 (duas) vagas para gestores da Academia Judicial, considerando que o plano de qualificação de seu corpo técnico é uma das metas previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional.
§ 3º As vagas serão preenchidas de acordo com as situações definidas nas alíneas "a" e "b" deste parágrafo, obedecendo-se os seguintes critérios de classificação:
a) 50% (cinquenta por cento) das vagas oferecidas serão preenchidas por servidores que ainda não possuam especialização, considerando-se a soma dos pontos abaixo relacionados:
I - 2 (dois) pontos para cada promoção por desempenho na sua categoria funcional, nos termos da Resolução n. 11/2001 - GP;
II - 1 (um) ponto para cada ano completo (365 dias) de tempo de serviço prestado ao Poder Judiciário catarinense;
b) 50% (cinquenta por cento) das vagas oferecidas serão preenchidas pelos demais servidores inscritos, desde que não possuam especialização em gestão de recursos humanos, considerando-se a soma dos pontos abaixo relacionados:
I - 2 (dois) pontos para cada promoção por desempenho na sua categoria funcional, nos termos da Resolução n. 11/2001 - GP;
II - 1 (um) ponto para cada ano completo (365 dias) de tempo de serviço prestado ao Poder Judiciário catarinense.
§ 4º As vagas que porventura não forem preenchidas em uma das situações referidas nas alíneas "a" e "b" do parágrafo anterior serão remanejadas para a outra, no caso de haver servidor habilitado para seu preenchimento.
Art. 3º O curso terá a carga horária de 450 (quatrocentos e cinquenta) horas-aulas e será realizado nas dependências da Universidade Federal de Santa Catarina, estabelecida no Campus Universitário, Trindade, Florianópolis/SC, nos termos do Anexo III (cronograma das aulas) desta resolução.
§ 1º Terminado o período das aulas previsto no caput deste artigo, o aluno terá um prazo de aproximadamente 90 (noventa) dias para a elaboração e a entrega do artigo.
§ 2º Serão consideradas férias escolares o período de janeiro e fevereiro de 2014.
§ 3º As aulas serão quinzenais, nos períodos matutino, vespertino e noturno, conforme cronograma constante do Anexo III.
§ 4º Os dias e horários das aulas estão sujeitos a alterações no decorrer do curso, com a devida comunicação aos alunos pela Secretaria Acadêmica da Academia Judicial e/ou pela Coordenação do Curso da Universidade Federal de Santa Catarina.
CAPÍTULO II
Do Corpo Docente e do Coordenador do Curso
Art. 4º O corpo docente e os coordenadores do curso estão relacionados no Anexo IV desta resolução.
Art. 5º As atividades do corpo docente estão previstas no Anexo V desta resolução.
Art. 6o A coordenação do curso será executada de forma compartilhada pela Universidade Federal de Santa Catarina e pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, com atribuições complementares e com caráter de interdependência entre os coordenadores.
Art. 7o São atribuições dos coordenadores do curso:
I - reunião com os docentes antes do início de cada disciplina e/ou módulo, objetivando realizar o alinhamento das diretrizes do curso com a necessidade institucional;
II - aprovar os planos de aula de cada disciplina, encaminhando-os à validação do Diretor de Assuntos Acadêmicos e Pedagógicos da Academia Judicial;
III - acompanhar a execução do calendário do curso;
IV - acompanhar e fiscalizar sistematicamente o cumprimento dos planos de aula de cada disciplina por meio dos diários de classe e, quando necessário, realizar entrevistas com professores e alunos;
V - fiscalizar as metodologias de ensino e de avaliação do processo de ensino/aprendizagem, conforme plano de curso aprovado previamente;
VI - colaborar com os docentes para eliminar as dificuldades na confecção de materiais didático-pedagógicos de apoio como: gravação de aulas, textos para internet, videoconferência, etc;
VII - supervisionar os controles acadêmicos da secretaria, diários de classe, etc;
VIII - estimular a realização de trabalhos complementares ao curso, como: pesquisas e/ou iniciação científica/extensão, tanto para os discentes como para os docentes;
IX - negociar com o docente a reposição de suas faltas, caso ocorra;
X - verificar liberalidades excessivas de docentes;
XI - acompanhar o desempenho dos discentes: aproveitamento, participação em trabalhos e atividades extracurriculares;
XII - repassar ao Diretor de Assuntos Acadêmicos e Pedagógicos da Academia Judicial suas observações sobre todos os aspectos que possam contribuir para a melhoria do processo de avaliação e do próprio curso, inclusive no que diz respeito à qualificação do corpo docente; e
XIII - outras atividades correlatas.
CAPÍTULO III
Do Conteúdo Programático e da Metodologia
Art. 8º O conteúdo programático do curso está descrito no Anexo VI desta resolução.
Art. 9º As aulas serão expositivas, com apoio de apostilas de conteúdo teórico e de exercícios desenvolvidos em sala de aula (trabalhos em grupo e apresentação de seminários), para fixação de conhecimentos aplicados, além da utilização de tecnologias didático-pedagógicas comparáveis com o grau de complexidade e de especialização dos temas abordados no curso (vídeos empresariais, estudos de caso, etc) e portal - contendo biblioteca virtual de acesso restrito aos participantes, por meio do ambiente Moodle.
Parágrafo único. Será disponibilizado aos participantes acesso restrito ao portal, contendo biblioteca virtual.
CAPÍTULO IV
Do Cronograma das Aulas
Art. 10. O cronograma das aulas está previsto no Anexo III desta resolução.
CAPÍTULO V
Da Verificação, das Condições de Aproveitamento, da Certificação e da Avaliação do Curso
Art. 11. A verificação do aproveitamento será feita por disciplina, e compreenderá aspectos de assiduidade e eficiência.
§ 1º A avaliação será feita por meio de trabalhos práticos, provas, resumos ou resenhas de textos indicados, com média mínima de 7 (sete), bem como de trabalho de conclusão de curso (artigo científico).
§ 2º A avaliação se dará também pela participação dos alunos em sala de aula e pela participação nos exercícios.
§ 3º A responsabilidade de avaliação dos alunos cabe ao professor de cada disciplina.
Art. 12. O índice de aproveitamento de cada disciplina observará os regulamentos da Universidade Federal de Santa Catarina.
§ 1º A média final do aluno é a média ponderada dos conceitos nas disciplinas cursadas, sem arredondamento. A média global não poderá ser inferior ao conceito B ou nota 7 (sete).
§ 2º Caberá à Universidade Federal de Santa Catarina publicar as notas de cada disciplina em seu portal da internet.
Art. 13. Será considerado aprovado, fazendo jus à certificação de conclusão, o aluno que satisfizer os seguintes requisitos:
I - obtenção de índice de aproveitamento, por meio da participação em aula, provas, seminários e trabalhos em geral, em cada disciplina, não inferior ao conceito B ou nota 7 (sete).
II - desenvolvimento de atividades correspondentes aos créditos estipulados;
III - frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) em cada disciplina; e
IV - aprovação de artigo científico julgado por banca examinadora, com índice de aproveitamento não inferior ao conceito B ou nota 7 (sete).
§ 1º As justificativas por ausências que ultrapassarem 25% (vinte e cinco por cento) das aulas, isoladamente, serão submetidas à Diretoria de Assuntos Acadêmicos e Pedagógicos da Academia Judicial, que as apreciará com a Coordenação do Curso, decidindo por sua aceitação ou recusa.
§ 2º Além da frequência mínima, será reprovado o aluno cujo cumprimento for inferior a 360 horas-aulas, ou que obtiver conceito inferior a B ou nota 7 (sete) na média global.
Art. 14. Ao final de cada disciplina, o aluno deverá responder ao questionário de avaliação, quanto ao professor e quanto à disciplina, no sistema virtual da Academia Judicial, seguindo as orientações que serão encaminhadas por e-mail pela Seção de Avaliação e Certificação.
Parágrafo único. No final do curso ocorrerá também uma avaliação do curso de especialização em geral.
CAPÍTULO VI
Do Trabalho de Conclusão de Curso
Seção I
Disposições Preliminares
Art. 15. O trabalho de conclusão do curso consistirá na apresentação de um artigo científico, que se constitui de produção individual inédita sobre tema relativo às atividades do Poder Judiciário, de livre escolha do aluno, como atividade acadêmica obrigatória, julgado por comissão examinadora designada pela Coordenação do Curso.
Art. 16. O artigo científico deverá ser apresentado em até 90 (noventa) dias após o término das disciplinas.
Parágrafo único. O cumprimento das normas é de responsabilidade do aluno, e a de revisão, orientação e aprovação, do orientador do artigo científico.
Seção II
Dos Professores Orientadores
Art. 17. As normas para indicação do orientador do artigo científico serão expedidas pela Universidade Federal de Santa Catarina, por meio do coordenador do curso.
Art. 18. Cabe ao aluno, quando solicitado pela coordenação do curso, indicar seu orientador e o tema do artigo científico.
Art. 19. Os pedidos de substituição de orientador serão apreciados pelo coordenador do curso, mediante requerimento do aluno.
Art. 20. Compete ao orientador:
I - analisar o plano de artigo científico quanto à coerência da proposta de trabalho, considerando a relação com o curso em estudo, a linha de pesquisa e tema, a definição do problema, a identificação dos objetivos da pesquisa, a estrutura da revisão de literatura e referências a serem utilizadas e a breve descrição da metodologia;
II - emitir parecer de aprovação do plano de artigo científico, autorizando o aluno a desenvolver o trabalho;
III - analisar o artigo científico apresentado pelo aluno nos aspectos de conteúdo e forma e fazer as orientações necessárias, inclusive de reformulação do trabalho;
IV - coibir fraude e não aceitar trabalhos que não seguirem as regras deste regulamento;
V - emitir, ao final, parecer de orientação para envio do trabalho à banca examinadora;
VI - zelar pelo cumprimento das normas que orientam a elaboração dos artigos científicos, bem como os padrões existentes para a produção científica;
VII - primar pelo cumprimento dos prazos de correção e devolução do material aos estudantes;
VIII - atender seus orientandos, sempre que necessário;
IX - estabelecer com o orientando um cronograma de trabalho e acompanhá-lo;
X - apresentar relatórios e prestar informações quando solicitadas pelo coordenador do curso; e
XI - comunicar ao coordenador do curso qualquer mudança no projeto do artigo científico ou descumprimento de encargos pelo orientando.
Seção III
Dos Alunos em Fase de Realização do TCC
Art. 21. O aluno deverá apresentar o projeto do artigo científico no final da disciplina Metodologia e Técnicas de Pesquisa, para o orientador.
Art. 22. Compete ao aluno em fase de realização do artigo científico:
I - tomar conhecimento da política de elaboração do artigo científico e sua sistemática, por meio da presente resolução e de eventuais normas expedidas pela Universidade Federal de Santa Catarina;
II - optar por uma linha de pesquisa relacionada ao curso e providenciar o levantamento das obras a serem utilizadas na revisão de literatura;
III - elaborar e reformular o plano de artigo científico de acordo com as orientações do professor orientador, quando for o caso;
IV - enviar e-mail à coordenação do curso, com tema e orientador, obedecendo às datas previamente divulgadas;
V - manter contatos periódicos com o orientador para discussão e aprimoramento de seu artigo científico;
VI - cumprir o cronograma de trabalho pré-estabelecido com o orientador;
VII - elaborar a versão final do artigo científico, de acordo com a presente resolução e as instruções do seu orientador e dos coordenadores do curso;
VIII - encaminhar 3 (três) cópias do artigo científico ao orientador para serem submetidas à banca examinadora;
IX - reformular, quando for o caso, o artigo científico de acordo com as indicações da banca examinadora; e
X - adotar, em todas as situações, postura ética, responsável e profissional.
Art. 23. O artigo científico deve ser elaborado atendendo ao estabelecido no art. 16 desta resolução, e conforme as normas da ABNT.
Art. 24. O corpo do trabalho (introdução, desenvolvimento e conclusão) terá no mínimo 15 e no máximo 25 páginas .
Seção IV
Da Entrega do TCC
Art. 25. O aluno, para entregar seu artigo científico, deverá:
I - ter completado toda a carga horária dos créditos correspondentes às disciplinas exigidas por esta resolução; e
II - ter seu projeto aprovado pelo orientador.
Art. 26. O aluno deverá efetuar o depósito do exemplar do artigo científico mediante apresentação:
I - do relatório de encaminhamento do orientador, assinado por este e pelo coordenador do curso; e
II - do protocolo de verificação de processo, solicitado junto à coordenação do curso.
Parágrafo único. No caso do inciso II, a coordenação do curso poderá suspender a apresentação do artigo científico à banca examinadora, caso verifique a existência de pendências acadêmicas acusadas na verificação de processo do aluno.
Seção V
Da Composição da Banca Examinadora
Art. 27. A banca examinadora do artigo científico é composta por 3 (três) integrantes, tendo como seu presidente o professor orientador e mais 2 (dois) professores do corpo docente da Universidade Federal de Santa Catarina, sendo que pelo menos 2 (dois) dos integrantes, considerando-se o orientador, deverão ter o título de mestre ou doutor.
Art. 28. A composição da Banca Examinadora e as informações referentes à titulação acadêmica dos seus titulares é de responsabilidade do professor orientador, que deverá seguir as normas deste edital.
Art. 29. À Banca Examinadora compete:
I - avaliar o artigo científico de acordo com as normas estabelecidas neste edital;
II - recomendar, se for o caso, correções; e
III - emitir parecer final sobre o artigo científico apresentado, indicando se foi aprovado ou não.
Seção VI
Das Penalidades
Art. 30. Os alunos que não cumprirem as datas preestabelecidas não receberão os certificados.
Art. 31. Em caso de não cumprimento dos prazos estabelecidos para entrega do artigo científico, o aluno não receberá certificação e efetuará o ressarcimento dos valores gastos ao Tribunal de Justiça, nos termos da legislação vigente.
CAPÍTULO VII
Art. 32. Das notas aplicadas em cada atividade implantada, por disciplina, inclusive do artigo científico, caberá recurso uma única vez, ao professor responsável pela aplicação da nota, que terá 5 (cinco) dias para decisão do pedido.
Parágrafo único. O recurso deverá ser apresentado à coordenação do curso , no prazo de 3 (três) dias a partir do conhecimento da nota dada, sendo que a decisão do professor deverá também ser entregue naquela coordenação, que terá a competência para cientificar o aluno do resultado final.
CAPÍTULO VIII
Disposições Finais
Art. 33. O servidor deverá permanecer no Poder Judiciário de Santa Catarina após a conclusão do curso, pelo período mínimo de 4 (quatro) anos, sob pena de responder pela imediata restituição do investimento, em parcela única, atualizada monetariamente.
§ 1º Após o término do curso a Seção de Secretaria Acadêmica deverá encaminhar à Diretoria de Recursos Humanos - DRH relação dos servidores participantes para lançamento nos seus assentamentos funcionais, visando o controle do tempo previsto no caput deste artigo.
§ 2º Excetuada a hipótese de aposentadoria por invalidez, o aluno estará sujeito à aplicação das sanções administrativas e obrigado a ressarcir ao erário, de uma só vez, o montante despendido pelo Poder Judiciário, corrigido monetariamente, nos seguintes casos:
a) deixar de frequentar o curso, ainda que temporariamente;
b) for reprovado;
c) entrar em licença para tratar de interesses particulares;
d) ficar à disposição de outro órgão; e
e) for demitido, aposentado, exonerado, perder o cargo ou ficar em disponibilidade.
Art. 34. Os casos não contemplados nessa resolução serão analisados e decididos pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos e Pedagógicos da Academia Judicial e pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Art. 35. Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação.
Florianópolis, 22 de março de 2013.
DESEMBARGADOR PEDRO MANOEL ABREU
DIRETOR-EXECUTIVO
ANEXO I
ANEXO II
Florianópolis, _____ de ____________ de 2013.
ANEXO III
CRONOGRAMA 2013/2014
Horário: - sextas-feiras, das 13h30 às 18h, e das 18h30 às 22h30;
- sábados, das 8h às 12h.
Disciplina | Docente |
Horas/aula |
Datas |
Aula inicial de alinhamento |
Luis Carlos Cancellier de Olivo e representantes da Academia Judicial | - | 22/03/2013 |
Introdução à metodologia científica | Alessandra de Linhares Jacobsen | 15 | A definir |
Aula inaugural | - | - | 19/04/2013 |
Gestão Estratégica de Recursos Humanos | Dante Marciano Girardi | 30 | A definir
19 e 20/04/2013 |
Gestão de Pessoas na Administração Pública | Ari Dorvalino Schurhaus | 30 | 3 e 4/05/2013
17 e 18/05/2013 |
Gestão Estratégica nas Organizações Públicas | Wanderley Horn Hulse | 60 | 7, 8, 21 e 22/06/2013
5, 6, 19 e 20/07/2013 |
Ferramentas de Planejamento | Mauricio Fernandes Pereira | 60 | 2, 3, 16, 17, 30 e
31/08/2013 13 e 14/09/2013 |
Gestão por Competências | Marcos Baptista Lopez Dalmau | 60 | 27 e 28/09/2013
4, 5, 18 e 19/10/2013 8 e 9/11/2013 |
Modelos de ação gerencial e gestão de pessoas | Maurício Roque Serva de Oliveira | 30 | 22 e 23/11/2013
6 e 7/12/2013 |
Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional | Luis Moretto Neto | 30 | 14, 15, 28 e 29/03/2014 |
Negociação e Tomada de Decisão | Gilberto de Oliveira Moritz | 30 | 11, 12, 25 e 26/04/2014 |
Gestão de Projetos | Alexandre Marino Costa | 30 | 9, 10, 23 e 24/05/2014 |
Gestão Orçamentária no Setor Público | Flávio da Cruz | 30 | 6, 7, 27 e 28/06/2014 |
Cultura, Clima e Poder nas Organizações (Liderança) | Marcos Baptista Lopez Dalmau | 30 | 11, 12, 25 e 26/07/2014 |
Metodologia e Técnicas de Pesquisa | Alessandra de Linhares Jacobsen | 15 | 8 e 9/08/2014 |
Entrega do artigo | Até 15-11-2014 |
ANEXO IV
Nome completo: Dante Marciano Girardi
Nacionalidade: brasileira Titulação acadêmica: Dr. Instituição/país onde obteve o título: UFRGS/BR Área de conhecimento (tabela CNPq/CAPES): Ciências Sociais Aplicadas: Administração |
Nome completo: Marcos Baptista Lopez Dalmau
Nacionalidade: brasileira Titulação acadêmica: Dr. Instituição/país onde obteve o título: UFSC/BR Área de conhecimento (tabela CNPq/CAPES): Engenharias: Produção |
Nome completo: Maurício Roque Serva de Oliveira
Nacionalidade: brasileira Titulação acadêmica: Dr. Instituição/país onde obteve o título: UFSC/BR Área de conhecimento (tabela CNPq/CAPES): Engenharias: Produção |
Nome completo: Luis Moretto Neto
Nacionalidade: brasileira Titulação acadêmica: Dr. Instituição/país onde obteve o título: UFSC/BR Área de conhecimento (tabela CNPq/CAPES): Engenharias - Produção |
Nome completo: Gilberto de Oliveira Moritz
Nacionalidade: brasileira Titulação acadêmica: Dr. Instituição/país onde obteve o título: UFSC/BR Área de conhecimento (tabela CNPq/CAPES): Engenharias: Produção |
Nome completo: Maurício Fernandes Pereira
Nacionalidade: brasileira Titulação acadêmica: Dr. Instituição/país onde obteve o título: UFSC/BR Área de conhecimento (tabela CNPq/CAPES): Engenharias: Produção |
Nome completo: Alexandre Marino Costa
Nacionalidade: brasileira Titulação acadêmica: Dr. Instituição/país onde obteve o título: UFSC/BR Área de conhecimento (tabela CNPq/CAPES): Engenharias: Produção |
Nome completo: Alessandra de L. Jacobsen
Nacionalidade: brasileira Titulação acadêmica: Dra. Instituição/país onde obteve o título: UFSC/BR Área de conhecimento (tabela CNPq/CAPES): Engenharias - Produção |
Nome completo: Luis Carlos Cancellier de Olivo
Nacionalidade: brasileira Titulação acadêmica: Dr. Instituição/país onde obteve o título: UFSC/BR Área de conhecimento (tabela CNPq/CAPES): Ciências Sociais Aplicadas - Direito |
Nome completo: Flávio da Cruz
Nacionalidade: brasileira Titulação acadêmica: Msc. Instituição/país onde obteve o título: UFSC/BR Área de conhecimento (tabela CNPq/CAPES): Ciências Sociais Aplicadas -Administração |
Nome completo: Wanderley Horn Hulse
Nacionalidade: brasileira Titulação acadêmica: Msc. Instituição/país onde obteve o título: UNISUL/BR Área de conhecimento (tabela CNPq/CAPES): Ciências Sociais Aplicadas - Administração |
Nome completo: Ari Dorvalino Schurhaus
Nacionalidade: brasileira Titulação acadêmica: Esp. Instituição/país onde obteve o título: UNISUL/BR Área de conhecimento (tabela CNPq/CAPES): Ciências Sociais Aplicadas - Administração |
Universidade Federal de Santa Catarina
Nome completo: LUIS CARLOS CANCELLIER DE OLIVO
E-mail: administrativo@funjab.ufsc.br
Telefone: (48) 3233-0390
Maior titulação acadêmica: Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Descrição da experiência acadêmica e profissional: possui graduação em Direito (1998), mestrado em Direito (2001) e doutorado em Direito (2003), todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. É especialista em Gestão Universitária (UFSC, 2000) e Direito Tributário (CESUSC, 2002). É professor DE Adjunto IV da UFSC. Ministra as disciplinar de Direito Administrativo II no curso de graduação e Seminário de Direito e Literatura no PPGD-UFSC. É professor de Direito Administrativo e Instituições de Direito Público da Universidade Aberta do Brasil (UAB) desde 2006. É professor de Direito Público e Administrativo no Programa de Pós-graduação em Administração Universitária da UFSC. Atualmente é membro do Conselho Editorial da EdUFSC e representante docente no Conselho Universitário da UFSC. Chefiou o Departamento de Direito da UFSC (2009-2011) e presidiu a Fundação José Arthur Boiteux no período 2009-2010. Coordenou o Curso de Especialização em Gestão Organizacional e Tecnologia em Recursos Humanos em 2010-2011.
Link do Currículo no Sistema do Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0629323465622136
Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Nome completo: WANDERLEY HORN HULSE
E-mail: wanderley@tjsc.jus.br
Telefone: (48) 3287-2871
Maior titulação acadêmica: Mestrado em Gestão Estratégica
Descrição da experiência acadêmica e profissional: possui graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina(1989), especialização em Gestão Estratégica do Serviço Público (2002) e mestrado em Administração (2005), ambas pela Universidade do Sul de Santa Catarina.
É professor no Curso de Especialização em Gestão Organizacional e Administração de Recursos Humanos (UFSC) e no Curso de Especialização em Direito e Gestão Judiciária (Academia Judicial/CEJUR), ministrando as disciplinas de Gestão estratégica nas organizações públicas, e Administração Pública, Gestão Estratégica e Gestão da Qualidade no Poder Judiciário, respectivamente. Atua na Assessoria de Planejamento do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
Link do Currículo no Sistema do Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/1937187050454105
ANEXO V
ATIVIDADES DO CORPO DOCENTE
Nome/titulação | Horas-aulas | Vínculo institucional |
Dante Marciano Girardi | 30 | Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (2009)
Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil |
Marcos Baptista Lopez Dalmau | 90 | Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (2003)
Pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil |
Maurício Roque Serva de Oliveira | 30 | Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP, Brasil (1996)
Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil |
Luis Moretto Neto | 30 | Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (2005)
Professor Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil |
Gilberto de Oliveira Moritz | 30 | Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (2004)
Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil |
Maurício Fernandes Pereira | 60 | Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (2002)
Professor Associado 1 da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil |
Alexandre Marino Costa | 30 | Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (2004)
Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil |
Alessandra de L. Jacobsen | 30 | Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (2004)
Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil |
Flávio da Cruz | 30 | Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (1986)
Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil |
Wanderley Horn Hülse | 60 | Mestrado em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Brasil (2005)
Servidor do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Brasil |
Ari Dorvalino Schürhaus | 30 | Especialização em Curso de Preparação para a Magistratura pelo Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, Brasil (1997)
Servidor aposentado do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, Brasil |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Carga horária: 15 h/a (Teórica) créditos: 1
Docente: Alessandra de Linhares Jacobsen
Ementa: Considerações Gerais sobre metodologia científica. Tese, dissertação, monografia, artigo científico e capítulo de livro. O estudo avançado em pós-graduação. Técnicas de Pesquisa.
Bibliografia básica:
ECO, Humberto. Como se faz uma Tese. 1 ed. São Paulo: Perspectiva, 1983.
FACHIN, Odilia. Fundamentos de metodologia. 5. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2006.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3a ed. São Paulo: Atlas, 1991.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. . Metodologia do trabalho cientifico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2007.
MUELLER, Suzana Machado Pinheiro; BRAGA, Kátia Soares. Métodos para a pesquisa em Ciência da Informação. Brasilia: Thesaurus, 2007.
PÁDUA, Elisabete M. Marchesini de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 14. ed. Campinas: Papirus, 2008.
VIEGAS, Waldyr . Fundamentos de metodologia cientifica. 2.ed. ver. Paralelo 15. Ed. Brasília: UnB, 1999.
YIN, Robert K. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre. Bookman. 2001.
Carga horária: 30 h/a (Teórica) créditos: 2
Docente: Dante Marciano Girardi
Ementa: Evolução Histórica da Administração de Recursos Humanos. Tendências da Administração de Recursos Humanos. As funções de Recursos Humanos. Conceituação. Administração de Recursos Humanos como Função de Consultoria Interna. Tópicos Especiais de Recursos Humanos: Trabalhos Descentralizados, Qualidade de Vida no Trabalho, Terceirização com foco no serviço público. As conseqüências pessoais das transformações no mundo do trabalho: "trabalhadores descartáveis ou recicláveis?". Mobilização de pessoas: desafios e impasses frente ao novo milênio.
Bibliografia básica:
BERGAMINI, Cecília; CODA, Roberto. Psicodinâmica da Vida Organizacional: motivação e liderança. São Paulo: Pioneira, 1990.
BOTELHO, E. Administração inteligente: a revolução administrativa. S. Paulo: Atlas, 1991.
BOWDITCH, J. L., BUONO, F. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira, 1992.
CARVALHO, Antonio Vieira de; SERAFIM, Oziléia Clen Gomes. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Pioneira, 1995.
COOPERS & LYBRAND. Remuneração estratégica: a nova vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1996.
KONDO, Yoshio. Motivação humana. São Paulo: Gente, 1994.
LACOMBE, Francisco. Recursos humanos: princípios e tendências. S. Paulo: Saraiva, 2006.
LUCENA, Maria D. da S. Planejamento de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 1990.
MAYO, Andrew. O valor humano na empresa: valorização das pessoas como ativos. Rio de Janeiro: Pearson, 2003.
MILLS, Daniel Q. Empowerment: um imperativo. Rio de Janeiro: Campus, 1996.
RIBEIRO, Antonio de Lima. Gestão de pessoas. São Paulo: Saraiva, 2005.
Carga horária: 30 h/a (Teórica) créditos: 2
Docente: Ari Dorvalino Schurhaus
Ementa: Características das organizações públicas. Gestão estratégica de recursos humanos nas organizações públicas, mudanças nas organizações, planejamento de recursos humanos., desenvolvimento profissional, processo de capacitação. Gestão do desempenho, avaliação de desempenho, metas e indicadores. Gestão da remuneração, regimes de trabalho.
Bibliografia básica:
AMATO NETO, J. (Coord.). Redes entre organizações: domínio do conhecimento e da eficácia operacional. São Paulo: Atlas, 2005.
CARR, Clay. O poder competitivo da criatividade. São Paulo: Makron Books, 1997.
PEREIRA, Giancarlo da Silva Rego. Gestão Estratégica. São Paulo: Saraiva, 2006.
Carga horária: 60 h/a (Teórica) créditos: 4
Docente: Wanderley Horn Hulse
Ementa: Teoria Geral da Administração; Organizações públicas e privadas; Gestão pública contemporânea; Gestão pública de qualidade; administração Pública; Administração estratégica: conceitos e etapas; Estratégia nas organizações públicas; Gestor público e estratégia; Organizações de aprendizagem; Gestão da informação e do conhecimento no setor público;
Bibliografia básica:
AAKER, David A. Administração estratégica de mercado. Porto Alegre: Bookman.
CHATTERJEE, Sayan. Estratégias à prova de falhas: como lucrar e crescer correndo riscos que outros evitam. Porto Alegre: Bookman.
MINTZBERG, H.; AHSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman.
PEREIRA, Giancarlo da Silva Rego. Gestão Estratégica. São Paulo: Saraiva.
ROCHA, P.; ALBUQUERQUE, A. M. M. Sincronismo organizacional. São Paulo: Saraiva.
ZACCARELLI, Sérgio B. Estratégia e sucesso nas empresas. São Paulo: Saraiva, 1995.
Carga horária: 60 h/a (Teórica) créditos: 4
Docente: Mauricio Fernandes Pereira
Ementa: Planejamento: histórico, conceituação e contextualização; Tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional; Etapas do planejamento; Ferramentas de planejamento; Planejamento estratégico situacional; Balanced scorecard (mapa estratégico, indicadores, metas, projetos); Planejamento Estratégico: Conceito, Vantagens e Desvantagens. Etapas do Processo de Planejamento: Missão, Visão, Fatores Críticos de Sucesso, Análise Interna, Questões Estratégicas, Estratégias e Ações Estratégicas.
Bibliografia básica:
BUKOWITZ, Wendi R.; WILLIAMS, Ruth L. Manual de gestão do conhecimento: ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. São Paulo: Bookman, 2002.
DAFT, Richard L. Organizações: teoria e projetos. São Paulo: Thomson, 2006.
LACOMBE, Francisco; HEILBORN, Gilberto. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.
MOURA, Eduardo C. As sete ferramentas gerenciais da qualidade: implementando a melhoria continua com maior eficácia. São Paulo: Makron, 1994.
PORTER, Michael E. Competição = On competition: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
RODRIGUEZ Y RODRIGUEZ, Martius Vicente; LOUREIRO, Juliano; VIEIRA, Rita. Gestão estratégica de recursos humanos: compartilhando conhecimento para o desenvolvimento dos negócios. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.
SENGE, Peter M. A quinta disciplina: Caderno de campo: estratégias e ferramentas para construir uma organização que aprende. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomás Sparano. Administração e planejamento estratégico. Curitiba: IBPEX, 2007.
Carga horária: 60 h/a (Teórica) créditos: 4
Docente: Marcos Baptista Lopez Dalmau
Ementa: Conceitos de Gestão por Competências. Transição do Conhecimento, Habilidades e Atitudes (CHA) para Competências. Processo de inteligência competitiva. A Gestão de Competências nos Subsistemas de Recursos Humanos. Recrutamento e Seleção por Competências. Treinamento e Desenvolvimento por Competências. Avaliação de Desempenho por Competências. Plano de Cargos e Salários por Competências. Conexão entre a inteligência competitiva e a inteligência empresarial. O papel da inteligência competitiva diante dos desafios da globalização e de outros fatores tais como a luta pela vantagem competitiva.
Bibliografia básica:
AMATO NETO, J. (Coord.). Redes entre organizações: domínio do conhecimento e da eficácia operacional. São Paulo: Atlas, 2005.
FERRAZ, J.C.; KUPFER, D.; HAGUENAUER, L. Made in Brazil: desafios competitivos para a indústria. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
HAMEL, G.; PRAHALAD, C.K. Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
TWEED, S.C. Foco estratégico: a vantagem competitiva. São Paulo: Gente, 1998.
WATSON, G.H. Benchmarking estratégico. São Paulo: Makron Books, 1994.
Carga horária: 30 h/a (Teórica) créditos: 2
Docente: Maurício Roque Serva de Oliveira
Ementa: A administração como ação coletiva mediada pela gerência. Conceito de modelo de ação gerencial. Origem e evolução das teorias e modelos gerenciais. A influência do contexto histórico na transformação dos modelos gerenciais. Desafios da ação gerencial na atualidade. A ação gerencial face à complexidade interna e externa das organizações. Dimensões essenciais da ação gerencial: poder, influência e informação.
Bibliografia básica
AUBERT, Nicole. A neurose profissional. In: Revista de Administração de Empresas. V. 33, n. 1, 1993.
BARNARD, Chester. As funções do executivo. São Paulo: Atlas, 1971.
BETHLEM, A. Gerência à brasileira. São Paulo: McGraw-Hill, 1989.
DRUCKER, Peter. O que torna um executivo eficaz. In: Harvard Business Review. Junho, 2004.
DRUCKER, Peter. Desafios gerenciais para o século XXI. São Paulo : Pioneira , 1999.
DRUCKER, Peter. O gerente eficaz. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1967.
FAYOL, H. Administração industrial e geral. São Paulo: Atlas, 1965.
FLEURY, M.; FISCHER, R. (orgs.) Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Atlas, 1989.
GUTTMANN, E.; CROCCO, L. Consultoria Empresarial. São Paulo, Saraiva, 2005.
HANDY, Charles. Como compreender as organizações. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
KEPNER, C.; TREGOE, B. Administrador racional. São Paulo: Atlas, 1971.
LEVITT, T. Repensando a gerência. Rio de Janeiro: Campus, 1991.
MINTZBERG, Henry. The nature of managerial work. New York : Harper, 1973.
MOTTA, Paulo Roberto. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro: Record, 1991.
ROGERS, Carl. Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 1977.
SENNETT, R. A corrosão do caráter - conseqüências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999.
SERVA, M.; LINCOLN, J. O fenômeno workaholic na gestão de empresas. In: Revista de administração pública. 40(2): 179-200, mar-abr 2006.
TAYLOR, F. Princípios de administração científica. São Paulo: Atlas, 1966.
Carga horária: 30 h/a (Teórica) créditos: 2
Docente: Luis Moretto Neto
Ementa: O que é Gestão do Conhecimento. Tipos de Conhecimento. Dimensões da Gestão de Conhecimento. Ciclo de vida da Gestão de Conhecimento. Gestão de Conhecimento: Semelhanças e Diferenças entre Vertentes do Pensamento Administrativo. Gestão de Conhecimento e Aprendizagem. Conceitos e Práticas de Aprendizagem nas Organizações. Novas Competências dos Gestores. Desenvolvimento de Competências e Aprendizagem nas Organizações.
Bibliografia básica:
ANGELONI, Maria Terezinha (org.) Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologias. São Paulo: Saraiva, 2002.
BODEN, Margaret A. Dimensões da criatividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
CARR, Clay. O poder competitivo da criatividade. São Paulo: Makron Books, 1997.
DEMO, Pedro. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro, 1994.
FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Aprendizagem e inovação organizacional: as experiências de Japão, Coréia e Brasil. São Paulo: Atlas, 1997.
KLEIN, David A. A gestão estratégica do capital intelectual: recursos para a economia baseada no conhecimento. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.
NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
PROBST, Gilbert; RAUB, Steffen; ROMHARDT, Kai. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.
RUAS, Roberto; ANTONELLO, Claudia S.; BOFF, Luiz H. (orgs.). Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.
STARKEY, K. Como as organizações aprendem: relato do sucesso das grandes empresas. São Paulo: Futura, 1997.
STEWART, Thomas A. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
Carga horária: 30 h/a (Teórica) créditos: 2
Docente: Gilberto de Oliveira Moritz
Ementa: Conceito de Negociação. A Importância do Processo de Negociação para as Organizações. Técnicas de resolução de conflitos nas organizações. Poder e coligações nas decisões. Resistência à negociação. Justiça no processo de decisão. Análise de cenários e teoria dos jogos.
Bibliografia básica:
BAZEMAN, Max H.; NEALE, Margaret A. Negociando racionalmente. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1998.
CHIAVENATO, Idalberto. Vamos abrir um negócio? Sao Paulo: Makron Books, 1994.
CUNHA, Cristiano J. C. de Almeida (org.); FERLA, Luiz Alberto (org.). Iniciando seu próprio negócio. Florianópolis, I. E. A., 1997.
HALLORAN, James W. Por que os empreendedores falham. São Paulo: Makron Books, 1994.
HAPTON, David R. Administração contemporânea. 3ª ed. São Paulo: Makron Books, 1992.
MACHADO, Juliano R.; MARTINELLI, Dante P.;VENTURA, Carla A. A. Negociação internacional. São Paulo: Atlas, 2003.
McNEILLY, Marck. Sun Tzu e a arte dos negócios: seis princípios estratégicos para executivos. 1ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
PEREIRA, H. J.; SANTOS, S. A . Criando seu próprio negócio: como desenvolver o potencial empreendedor. Brasília: SEBRAE, 1995.
SILBER, Simão; LIMA Miguel; VASCONCELLOS, Marco Antonio S. Gestão de negócios internacionais. São Paulo: Saraiva, 2006.
RAY, Michael; MYERS, Rochelle. Criatividade nos negócios. São Paulo: Record, 1996.
TRUMP, Donald J.; SCHWARTZ, Tony. A arte da negociação. Rio de Janeiro Campus, 1988.
Carga horária: 30 h/a (Teórica) créditos: 2
Docente: Alexandre Marino Costa
Ementa: Conceito de Administração de Projetos. Introdução à Análise de Projetos. Tendências: o Novo Ambiente de Projetos. Identificação de Processos e Projetos nas Rotinas. Características que diferenciam projetos de processos (rotinas). Trabalhando com as Incertezas. Estratégia e Decisão em Projetos: Fluxo de Decisão e Etapas de um Empreendimento. Análise Estratégica e os Parâmetros para o Projeto.
Bibliografia básica:
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Plano de marketing para micro e pequena empresa. São Paulo: Atlas, 1999.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de serviços. São Paulo: Atlas, 2006.
VALERIANO, Dalton L. Gerenciamento Estratégico e Administração por Projetos. São Paulo: Makron Books, 2001.
Carga horária: 30 h/a (Teórica) créditos: 2
Docente: Flávio da Cruz
Ementa: I - Introdução: Histórico do orçamento, Tópicos de finanças públicas, Receita Pública, Despesa Pública, Aspectos legais do ciclo orçamentário; II - Orçamento Público: Conceito, Tipos e Técnicas, Funções do Estado, Finalidades, Estrutura, Princípios orçamentários; III - Ciclo Orçamentário: Instrumentos de planejamento (PPA, LDO e LOA), Ciclo orçamentário, Fluxo orçamentário; IV - Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF: Origens e experiências passadas, Objetivos, Limites e prazos, Sanções para o descumprimento da LRF; V - Elaboração do Orçamento: Orçamento Programa x Orçamento Tradicional, Classificações orçamentárias , Notações orçamentárias, Medidas preparatórias, Estimativa das receitas, Fixação das despesas, Consolidação das propostas das respectivas fontes de recursos, Limites definidos no PPA na LDO e na Lei de Responsabilidade Fiscal, Trâmite e Aprovação da Proposta Orçamentária; VI - A Execução Orçamentária: Execução da receita, Execução da despesa, Regimes de contabilidade pública, Créditos adicionais, Despesas de exercícios anteriores, Restos a pagar, Acompanhamento da receita estimada com a arrecadada, Acompanhamento da despesa fixada com a empenhada, Contingenciamento de despesas, Acompanhamento dos limites e prazos da Lei de Responsabilidade Fiscal; VII - Controle e Avaliação da Execução Orçamentária :Controle externo, Controle interno, Novos conceitos na avaliação, Avaliação de desempenho por intermédio de indicadores (Balanced Scorecard), Ajustes nos instrumentos de planejamento (PPA, LDO e LOA)
Bibliografia básica:
CARVALHO, Antonio Vieira de; SERAFIM, Oziléia Clen Gomes. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Pioneira, 1995
CRUZ, Flávio da (Coordenador) et al. A lei de responsabilidade fiscal comentada: Lei Complementar n.º 101, de 4 de maio de 2000. São Paulo: Atlas, 2011.
LACOMBE, Francisco. Recursos humanos: princípios e tendências. S. Paulo: Saraiva, 2006.
PASCOAL, Pascoal. Direito financeiro e controle externo. Rio de Janeiro, Impetus, 2006.
SILVA, Lino Martins da. Contabilidade governamental. São Paulo: Atlas, 2005.
STN - Secretaria do Tesouro Nacional. Legislação sobre Contabilidade Governamental: portarias e manuais. Ministério da Fazenda. Disponível em: <http://www.tesouro.fazenda.gov.br/ legislacao/leg_contabilidade.asp>.
Disciplina n. 12 - Cultura, clima e poder nas organizações (liderança)
Carga horária: 30 h/a (Teórica) créditos: 2
Docente: Marcos Baptista Lopez Dalmau
Ementa: Noção de cultura e clima organizacional. Introdução geral ao mundo contemporâneo. Conceitos e práticas de liderança nas organizações: fatores de mudança e os impactos do ambiente econômico nas empresas. Aplicação dos conceitos: Desenvolvimento de Novas Culturas nas Organizações. Estudo das relações de poder no ambiente organizacional. A organização e a ação humana no ambiente das organizações.
Bibliografia básica:
BATEMAN, T.S.; SNELL, S.A. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998.
CARR, Clay. O poder competitivo da criatividade. São Paulo: Makron Books, 1997.
FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Aprendizagem e inovação organizacional: as experiências de Japão, Coréia e Brasil. São Paulo: Atlas, 1997.
HOBSBAWN, Eric. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
IANNI, Octavio. Teorias da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
MARCIAL, Elaine C.; GRUMBACH, Raul José dos Santos. Cenários prospectivos - como construir um futuro melhor. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
RUAS, Roberto; ANTONELLO, Claudia S.; BOFF, Luiz H. (orgs.). Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.
STARKEY, K. Como as organizações aprendem: relato do sucesso das grandes empresas. São Paulo: Futura, 1997.
TARNAS, Richard. A epopéia do pensamento ocidental: para compreender idéias que moldaram nossa visão de mundo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
Carga horária: 15 h/a (Teórica) créditos:1
Docente: Alessandra de Linhares Jacobsen
Ementa: Considerações Gerais sobre a Técnicas de Pesquisa. Aspectos Técnicos da Redação e Comunicação Direta. Metodologia da Pesquisa. Pesquisa, Projeto, Orientação, Problemas e Objetivos. Fundamentação Teórica, Coleta de Dados, Análise, Relatórios, Normatização, Apresentação e Defesa.
Bibliografia básica:
ECO, Humberto. Como se faz uma Tese. 1 ed. São Paulo: Perspectiva, 1983.
FACHIN, Odilia. Fundamentos de metodologia. 5. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2006.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3a ed. São Paulo: Atlas, 1991.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. . Metodologia do trabalho cientifico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2007.
MUELLER, Suzana Machado Pinheiro; BRAGA, Kátia Soares. Métodos para a pesquisa em Ciência da Informação. Brasilia: Thesaurus, 2007.
PÁDUA, Elisabete M. Marchesini de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 14. ed. Campinas: Papirus, 2008.
VIEGAS, Waldyr . Fundamentos de metodologia cientifica. 2.ed. ver. Paralelo 15. Ed. Brasília: UnB, 1999.
YIN, Robert K. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre. Bookman. 2001.