TJSC Busca Textual

Sistema de Consulta a Atos Normativos

documento original
Categoria: Ato Regimental
Texto Compilado: Não
Número: 154
Ano: 2017
Origem: Tribunal Pleno
Data de Assinatura: Wed Sep 06 00:00:00 GMT-03:00 2017
Data da Publicação: Wed Sep 13 00:00:00 GMT-03:00 2017
Diário da Justiça n.: 2665
Página: 1
Caderno: Caderno Administrativo do Poder Judiciário



Documento(s) relacionado(s):










Íntegra:



Atenção: A versão HTML deste documento é gerada de forma automática e a apresentação abaixo pode conter formatação divergente do documento original. Para acesso ao documento, em seu formato original, clique aqui para iniciar o download.



ATO REGIMENTAL TJ N. 154, DE 6 DE SETEMBRO DE 2017



Cria o 1º e o 2º Grupo de Direito Criminal, define sua composição e competência, redefine a composição e a competência da Seção Criminal e dá outras providências.



           O ÓRGÃO ESPECIAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SANTA CATARINA, no uso de suas atribuições legais, considerando o exposto no SPA n. 25419/2017,



           RESOLVE:



           Art. 1º Ficam criados na Seção Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina o 1º e o 2º Grupo de Direito Criminal.



           Art. 2º Cada Grupo de Direito Criminal será composto de 10 (dez) desembargadores, observada a seguinte formação inicial:



           I - o 1º Grupo de Direito Criminal será composto do desembargador mais antigo e do mais moderno das 1ª, 3ª e 5ª Câmaras Criminais, e do segundo e do terceiro desembargador em ordem de antiguidade da 2ª e da 4ª Câmara Criminal; e



           II - o 2º Grupo de Direito Criminal será composto do segundo e do terceiro desembargador em ordem de antiguidade das 1ª, 3ª e 5ª Câmaras Criminais, e do desembargador mais antigo e do mais moderno da 2ª e da 4ª Câmara Criminal.



           Parágrafo único. Em caso de vacância, o novo integrante do Grupo de Direito Criminal ocupará o assento do desembargador que suceder na Câmara Criminal Isolada.



           Art. 3º Os Grupos de Direito Criminal terão competência concorrente para:



           I - processar e julgar:



           a) revisões criminais e os recursos dos despachos que as indeferirem in limine;



           b) embargos de declaração opostos a seus acórdãos; e



           c) embargos de nulidade e infringentes opostos aos acórdãos das Câmaras Criminais Isoladas;



           II - julgar em instância única, nos termos da legislação militar, os processos de indignidade para o oficialato ou de incompatibilidade com o mesmo oriundos de Conselho de Justificação; e



           III - conceder, de ofício, ordem de habeas corpus nos feitos submetidos a sua deliberação.



           Art. 4º Cada Grupo de Direito Criminal realizará uma sessão ordinária mensal em dia e horário designado por seu presidente após aprovação por maioria simples de seus membros, ratificada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça, com publicação no Diário da Justiça Eletrônico.



           § 1º Os Grupos de Direito Criminal se reunirão extraordinariamente sempre que necessário, mediante convocação dos respectivos presidentes e observado o disposto no art. 74 do Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina.



           § 2º Os Grupos de Direito Criminal contarão, cada qual, com seu respectivo Secretário, que também exercerá, em sistema de rodízio, a função de Secretário da Seção Criminal.



           Art. 5º A Seção Criminal será composta dos desembargadores que integram os Grupos de Direito Criminal.



           Art. 6º Compete à Seção Criminal:



           I - uniformizar a jurisprudência na forma da Lei n. 13.105, de 16 de março de 2015, com a edição de súmulas (art. 926 e §§), mediante o processamento e julgamento de Incidente de Assunção de Competência (art. 947 e §§) e de Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (arts. 976 a 987); e



           II - julgar os Prefeitos Municipais nos crimes dolosos contra a vida.



           Parágrafo único. A edição de súmulas fica condicionada à aprovação de 2/3 (dois terços) dos membros titulares da Seção Criminal.



           Art. 7º A Seção Criminal se reunirá sempre que necessário, mediante convocação de seu presidente, observado o disposto no art. 74 do Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina.



           Art. 8º O quórum para funcionamento da Seção Criminal é de 14 (catorze) desembargadores e o dos Grupos de Direito Criminal é de 7 (sete) desembargadores, neles incluídos os Presidentes.



           Art. 9º Não haverá redistribuição dos processos de competência dos Grupos de Direito Criminal e da Seção Criminal, competindo aos atuais relatores o julgamento desses feitos.



           Parágrafo único. O disposto no caput deste artigo não implicará compensação na distribuição de novos processos para os Grupos de Direito Criminal e para a Seção Criminal, que iniciarão suas atividades com as novas composição e competência definidas neste ato regimental com os pesos zerados.



           Art. 10. O caput do art. 77 do Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina passa a vigorar com a seguinte redação:



"Art. 77. As sessões do Tribunal Pleno, do Órgão Especial e do Conselho da Magistratura serão presididas pelo Presidente do Tribunal de Justiça, e as sessões do Grupo de Câmaras de Direito Civil, do Grupo de Câmaras de Direito Comercial, do Grupo de Câmaras de Direito Público e das Câmaras Isoladas, por seu membro mais antigo, ainda que presente outro desembargador com esta condição pertencente a outro órgão julgador e vinculado ao julgamento.



........................................................................................................" (NR)



           Art. 11. O Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina passa a vigorar acrescido dos arts. 77-A e 77-B, com a seguinte redação:



"Art. 77-A. A presidência de cada Grupo de Direito Criminal será exercida mediante rodízio anual entre os seus membros que aceitarem o encargo, respeitada a ordem decrescente de antiguidade no Tribunal de Justiça, a ser aferida na data de instalação dos Grupos de Direito Criminal.



Parágrafo único. No caso dos desembargadores que passem a integrar as Câmaras Criminais Isoladas após a data referida no caput deste artigo, a antiguidade, para o fim de exercício da presidência, será aferida pelo tempo de atuação no Grupo." (NR)



"Art. 77-B. O presidente mais antigo entre aqueles dos Grupos de Direito Criminal presidirá a Seção Criminal." (NR)



           Art. 12. O parágrafo único do art. 1º do Ato Regimental TJ n. 7, de 7 de novembro de 1990, passa a vigorar com a seguinte redação:



"Art. 1º.......................................................................................................



Parágrafo único. Nos crimes dolosos contra a vida, os Prefeitos Municipais serão julgados pela Seção Criminal." (NR)



           Art. 13. Ficam revogadas as disposições contrárias, especialmente o art. 9º do Ato Regimental TJ n. 2, de 22 de novembro de 1989, e o Ato Regimental TJ n. 8, de 19 de dezembro de 1990.



           Art. 14. Este ato regimental entra em vigor na data de sua publicação.



Des. Torres Marques



PRESIDENTE



Sistema de Busca Textual - Versão 1.7.2 | Tribunal de Justiça de Santa Catarina 2017